Porto Velho (RO)26 de Junho de 202616:09:26
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Brasil envia à Venezuela equipe especializada em resgate para apoiar buscas após terremoto

Também serão levados uma caminhonete e dez toneladas de materiais e equipamentos


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Para ajudar nas ações de busca e salvamento das vítimas do terremoto de grande magnitude ocorrido na noite de quarta-feira (24/6), na Venezuela, técnicos brasileiros embarcam para o país vizinho nesta sexta-feira (26/6). Coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a missão humanitária internacional contará com agentes de proteção e defesa civil, bombeiros militares e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o diretor do Departamento de Preparação e Socorro (DPS) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e coordenador da operação, Armin Braun, o objetivo é iniciar a atuação imediatamente. "Estamos indo com bombeiros especializados em resgates em estruturas colapsadas, além de cães treinados. São militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Também levaremos técnicos da Anatel para ajudar na identificação de celulares que ainda possam estar ligados, o que vai auxiliar nas operações de busca", detalhou.

Até o momento, serão enviados três servidores da Sedec, quatro da Anatel e 37 bombeiros militares, além de uma caminhonete e dez toneladas de materiais e equipamentos.

Na Venezuela, as autoridades locais realizam levantamentos para avaliar a real extensão dos danos e contabilizar possíveis vítimas. Até esta quinta-feira (25/6), segundo o governo venezuelano, o terremoto deixou ao menos 188 mortos e 1.520 feridos. As equipes de resgate continuam atuando nas áreas mais atingidas, e o número de vítimas pode aumentar à medida que avançam as operações de busca.

Abalo sentido no Brasil

O epicentro do terremoto foi registrado na Venezuela, mas os impactos foram sentidos em alguns estados da Região Norte do Brasil, como Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. O abalo provocou oscilações em edificações mais altas, assustando os moradores. Em Belém (PA), as autoridades agiram preventivamente e evacuaram seis prédios para a realização de inspeções técnicas, que já foram concluídas, permitindo a liberação dos imóveis. Apesar do susto, não houve registro de mortes, feridos ou danos estruturais significativos em território brasileiro.





Agência Gov


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Brasil